Retail Media: a miopia de ignorar a loja física

O retail media tem ganhado força no Brasil, impulsionado pela convergência entre o digital e o físico na jornada de compra do consumidor. No entanto, é comum observar um foco desproporcional nas estratégias digitais, que frequentemente ignoram um ponto crucial: o papel indispensável das lojas físicas no Brasil. E essa visão míope pode comprometer o verdadeiro impacto das campanhas de retail media.

Segundo estudo do EMARKETER, o retail media será o formato de anúncio digital de crescimento mais rápido na América Latina. Os anunciantes gastaram quase US$ 2 bilhões em retail media em 2023 e espera-se que os investimentos tripliquem de tamanho entre 2024 e 2028. O aumento nos gastos dos anunciantes nos dois maiores mercados de publicidade da região, Brasil e México, ajudará o formato a crescer, representando 15,6% do mercado de publicidade digital na América Latina.

De fato, podemos observar esse crescimento acontecendo por aqui e em outros mercados, onde as lojas físicas continuam desempenhando um papel fundamental na decisão de compra. Mesmo com o avanço do e-commerce, muitos consumidores ainda preferem ver, tocar e experimentar os produtos antes de finalizar a compra. Ignorar esses pontos de contato físico ao medir os resultados de uma campanha é desconsiderar uma parte essencial da jornada do consumidor.

Poder do Instore Media

Ao focar apenas nos resultados do retail media digital, estamos prendendo essa poderosa ferramenta exclusivamente à conversão, quando, na verdade, seu potencial vai muito além. O retail media deve ser visto como uma oportunidade de impactar o consumidor em todas as etapas do funil de vendas – desde o awareness até a decisão de compra. Dados do relatório da EMARKETER sobre o mercado de Retail Media Americano (o qual podemos usar como benchmark e que nos ajuda a prever as tendências do que ocorrerá no Brasil) indicam que até 2028, o retail media omnicanal será responsável por quase um quarto de todos os gastos de publicidade em mídia nos EUA. 

O consumidor moderno é omnicanal, e a sua jornada de compra reflete isso. Muitas vezes, ele é impactado por um anúncio digital, mas opta por concluir a compra na loja física. Ao não integrar esses dados nos relatórios pós-campanha, estamos subestimando o verdadeiro alcance e eficácia das campanhas. Um dos pontos destacados no estudo é que a capacidade de conectar anúncios off-site – ou seja, fora das plataformas dos varejistas – com resultados de vendas em diferentes canais, está crescendo rapidamente. Até 2028, os gastos com anúncios off-site deverão aumentar 163%, demonstrando a importância de uma estratégia omnicanal integrada.

“para o varejista que deseja se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, a mensagem é clara: é hora de parar de enxergar o digital e o físico como mundos separados.”

Sem deixar dinheiro na mesa

É aqui que a resolução de identidade se torna fundamental. Essa tecnologia permite conectar todos os pontos de contato da jornada do consumidor, seja no mundo físico ou digital, criando uma visão holística do comportamento do cliente. Isso possibilita uma mensuração precisa do impacto de uma campanha omnicanal, garantindo que nenhuma etapa da jornada seja ignorada. Com essa integração, os varejistas podem entender com clareza como cada ponto de contato contribui para o resultado final, potencializando o retorno sobre o investimento (ROI) para as indústrias anunciantes.

Para o varejista que deseja se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, a mensagem é clara: é hora de parar de enxergar o digital e o físico como mundos separados. A verdadeira força do retail media está na capacidade de unir essas duas dimensões, oferecendo ao consumidor uma experiência fluida e consistente em todos os canais. Ignorar essa realidade é, literalmente, deixar dinheiro na mesa.

O aumento nos gastos dos anunciantes nos dois maiores mercados de publicidade da américa latina, Brasil e México, ajudará o formato a crescer, representando 15,6% do mercado de publicidade digital na América Latina.

Thaissa Gentil
Thaissa Gentil
Head of Sales da LiveRamp Brasil. Com mais de 14 anos de experiência em monetização de dados, publicidade digital e no varejo, a executiva tem a missão de ativar o ecossistema de publicidade em todas as suas vertentes, com foco na colaboração de dados e commerce media, desenvolvendo o negócio LiveRamp no Brasil e na América Latina. Antes de ingressar na LiveRamp, Thaissa atuou no Rappi, na Johnson & Johnson e na Kimberly-Clark, entre outras empresas.

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