Aquisição consolida o mercado de retail media in-store no Brasil, somando-se 41 redes, com 56 bandeiras, em 2.200 lojas instaladas e mais de 8 mil faces digitais. Plano de expansão prevê R$ 200 milhões em investimento até 2028 e tem como meta atingir mais de 15 mil faces instaladas ainda em 2025
A THE LED, empresa referência em soluções de mídia digital para o varejo brasileiro, anuncia a aquisição da empresa RETAIL MEDIA, marca pioneira na transformação do ponto de venda em canal estratégico de comunicação. Fundada em 2016, foi responsável por introduzir o conceito de digitalização do PDV com foco em performance e mensuração de resultados. Com a operação, a THE LED consolida sua posição como a maior rede de mídia digital in-store da América Latina, com 41 redes atendidas, 56 bandeiras, em 2.200 lojas instaladas e mais de 8 mil faces digitais.
A integração entre as companhias expande a presença da THE LED para mais 1.000 lojas em todo o país, em redes varejistas de diferentes portes e segmentos. Entre os novos parceiros estratégicos estão nomes relevantes do setor, como GPA, Hirota, Super Nosso, Andorinha, D’Avó e Roldão, que se somam ao portfólio já atendido pela empresa.
Investimentos robustos e metas ambiciosas de crescimento
Com a consolidação operacional e estratégico trazido pela aquisição, a THE LED projeta R$ 200 milhões em investimentos até 2028 voltados à expansão da cobertura e ao desenvolvimento de novos formatos de mídia digital de alta performance. A companhia tem como meta encerrar o ano de 2025 com 50 redes varejistas, alcançando mais de 3.500 pontos de venda ativos e mais de 15.000 faces digitais instaladas.
“Mais do que ampliar a estrutura física, estamos construindo uma visão de futuro para o setor. Nosso propósito é consolidar o varejo como protagonista em mídia, performance e dados. Acreditamos em uma construção escalável, pautada em inteligência, tecnologia e responsabilidade com o ecossistema varejista”, afirma Richard Albanesi, CEO da THE LED.
O ponto de venda como ativo estratégico de mídia
Com a aquisição, a THE LED reforça sua tese de que o ponto de venda físico é, hoje, um dos canais mais poderosos de comunicação com o consumidor. A presença de mídia digital dentro das lojas permite capturar a atenção no momento mais decisivo da jornada de compra, unindo impacto, dados e relevância.
“Acreditamos que o PDV é o novo centro de mídia. Com essa fusão, ampliamos nossa escala e nossa inteligência para entregar valor às marcas, aos varejistas e aos consumidores. Estamos dando um passo estratégico na direção de uma nova fronteira de mensuração e performance para o varejo brasileiro”, complementa Albanesi.
A operação visa manter o capital humano e o legado da empresa RETAIL MEDIA e, com isso, a equipe será incorporada à estrutura da THE LED, fortalecendo o conhecimento técnico e o relacionamento com os varejistas. Cristiano Tassinari, co-fundador e CEO da empresa adquirida, agora faz parte do quadro societário da THE LED, contribuindo diretamente para o plano de expansão da empresa e para a consolidação do PDV como plataforma estratégica de mídia.
Já Eduardo Tassinari, outro co-fundador, realizou a venda de sua participação na operação e passa a se dedicar exclusivamente à divisão de OOH, que será conduzida de forma separada, por meio de uma nova empresa. A separação das frentes reforça o posicionamento da THE LED como uma empresa fornecedora de soluções e parceira das empresas do mercado de OOH e não concorrentes deste segmento.
“Temos uma bagagem construída com base na proximidade com o varejo e no entendimento profundo do que acontece dentro da loja. Mais do que somar operações, estamos unindo experiências complementares para acelerar a transformação do varejo brasileiro como plataforma de mídia de alta performance”, afirma Cristiano Tassinari.
Tecnologia, Dados, Mensuração e Experiência
Mais do que uma rede de digital signage, a THE LED atua com foco em resultados mensuráveis, oferecendo um ecossistema completo de dados e mensuração nos pontos de venda.
As soluções da companhia agora contam com o reforço das tecnologias da INVIAN, plataforma especializada em gerenciamento de inventário, mensuração e execução de campanhas digitais, adquirida em 2024. Entre os destaques, o INVIAN Player oferece uma estrutura avançada de programação baseada em métricas como CPM, audiência e ocupação dinâmica das telas, com integrações em tempo real a diversos SSPS (plataforma usada por quem vende espaços publicitários) e plataformas de anúncios, o que potencializa a venda programática e maximiza a performance das campanhas no PDV.
Complementando essa estrutura, um dos sistemas proprietários da companhia atua como centro de inteligência para gestão de campanhas, controle de inventário e monitoramento de disponibilidade em tempo real, garantindo mais precisão, automação e eficiência em toda a operação.
A integração das plataformas da INVIAN com a estrutura estratégica da empresa RETAIL MEDIA, amplia a capacidade da empresa de oferecer soluções completas e orientadas por dados, consolidando um ecossistema conectado de mídia in-store de alta performance para o varejo e para as marcas.
Com dados de vendas em tempo real integrados ao sistema, a THE LED redefine os padrões de comunicação no ponto de venda e projeta um novo ciclo de crescimento para a mídia digital no varejo latino-americano.