O varejo farmacêutico está em constante evolução, impulsionado pela busca por uma experiência do cliente mais completa e pela integração de serviços de saúde e bem-estar. De olho no futuro, as Farmácias 3.0 – uma designação que reflete não apenas a oferta de produtos e serviços, mas uma abordagem holística, centrada no cliente – vêm focando em táticas consistentes para adaptarem-se às demandas de um mercado em que a mudança já é uma realidade.
A Pague Menos e Extrafarma, primeira rede de farmácias presente em todos os estados brasileiros e Distrito Federal, por exemplo, passou a adotar estratégias essenciais para garantir o sucesso como “Farmácias do Futuro”. Carlos Lacerda, Diretor de Retail Media e Parcerias Estratégicas do grupo, compartilhou insights valiosos sobre métodos fundamentais para moldar o novo modelo deste tipo de negócio. O especialista elencou cinco pontos-chaves para garantir a transformação rumo aos novos tempos.
- Investimento em Consultórios Farmacêuticos e Serviços Diferenciados: segundo Lacerda, as Farmácias 3.0 estão abraçando a tecnologia para melhorar cada vez mais a experiência dos clientes. Isso inclui a implementação de sistemas de gerenciamento de saúde digital, aplicativos móveis para pedidos de prescrição e serviços de entrega, além da oferta de serviços de saúde abrangentes, incluindo consultas farmacêuticas, exames e vacinas, para melhor atender as necessidades dos clientes. Tudo isso, aliado à tecnologia, que não apenas agiliza os processos, mas também oferece conveniência aos consumidores. Para o executivo, um dos diferenciais da Pague Menos e Extrafarma está nos atendimentos feitos nos consultórios farmacêuticos do Clinic Farma, presentes em 1.100 das mais de 1.600 unidades em funcionamento no país, que ajudam a promover a democratização do acesso à saúde, especialmente no Norte-Nordeste do Brasil.
- Utilização do Branded Content e Expansão para Plataformas Digitais: a Pague Menos tem como missão promover mais saúde e bem-estar para um número ainda maior de brasileiros por meio de projetos que aproximam o marketing da indústria da companhia. Ao proporcionar acesso a uma experiência totalmente personalizada, a companhia vem promovendo mais interação e engajamento entre os consumidores e as marcas parceiras. A rede, que possui mais de 20 milhões de clientes ativos, mantém um histórico de mais de 15 anos na indústria farmacêutica, realizando mais de 10 encontros para mulheres, patrocinando iniciativas como o Big Brother e criando programas de TV, como o Topa um Acordo, no SBT. Recentemente, a Pague Menos e a Extrafarma passaram a investir de forma massiva em Retail Media, como forma de conectar marcas aos clientes e focando em fornecer benefícios e poder de compra aos consumidores. Atualmente a Pague Menos é a varejista de farmácias com maior número de seguidores e engajamento em diversas redes sociais, líder no número de seguidores no Instagram com 721 mil seguidores, 484 mil no Facebook e 175 mil no TikTok. Com 281 mil inscritos no YouTube, o canal tem mais de 7 mil vídeos e cerca de 64 milhões de visualizações, tornando a Pague Menos a rede de farmácias com mais seguidores no mundo
- Foco na Responsabilidade Social e Acesso à Saúde: outro ponto fundamental na jornada da empresa está no empenho em democratizar o acesso à saúde primária e desafogando o sistema público especialmente em áreas onde o acesso a serviços é tradicionalmente mais escasso, como no Norte-Nordeste brasileiro. Um dos principais objetivos da rede, segundo o executivo, é continuar fornecendo acesso à saúde em áreas de difícil alcance, como no caso das zonas rurais. Outro ponto importante é o compromisso com a responsabilidade social, algo que fica evidente na entrega de produtos essenciais e serviços nesses locais e no apoio educacional fornecido aos funcionários, por exemplo. Com mais de 25 mil funcionários, a companhia tem diversas iniciativas voltadas à capacitação de seu corpo farmacêutico, refletindo um investimento no desenvolvimento nas regiões em que atua.
- Integração de Comunicações e Curadoria de Conteúdo: a Pague Menos e a Extrafarma buscam integrar suas comunicações de forma mais fluida e fornecer uma curadoria consistente de conteúdo em todos os canais, garantindo uma experiência do cliente coesa e envolvente, dos canais digitais às lojas físicas. Para o futuro, a companhia investe no aprimoramento contínuo das jornadas de seus clientes, especialmente em termos de mapeamento e padronização das métricas concedidas pelo Retail Media. O executivo enfatiza a importância de estabelecer padrões claros e ter acesso a dados de forma eficaz entre os diferentes players do mercado, de forma a amplificar e alcançar todo o potencial da mídia de varejo.
- Implementação de Tecnologia e Inteligência de Mercado: segunda maior empresa de varejo farmacêutico do país, a rede também vem investindo no uso de inteligência de dados, a fim de entender o perfil do cliente e adaptar a oferta de produtos e serviços de acordo com as necessidades de cada região. O conceito de Retail Media, em processo de implementação em todas as unidades da Pague Menos e Extrafarma, é destacado como uma ferramenta poderosa para fortalecer a comunicação com os clientes e promover as marcas parceiras de maneira eficaz. Sobre o futuro das empresas no contexto da transformação digital, o diretor enfatiza que a implementação de tecnologia e inteligência de mercado será crucial para efetivação do grupo de forma pioneira no conceito da Farmácia 3.0.
“Temos um longo relacionamento com nossos clientes e sabemos como falar com eles, direcionando as mensagens específicas para cada perfil. Essa relação vem sendo construída ao longo dos anos, por meio de campanhas, projetos e ações inovadores e cativantes. Com a nossa entrada no Retail Media por meio do Pague Menos Ads, conseguimos conectar as marcas parceiras levando ainda mais benefício e poder de compra aos nossos clientes em suas jornadas. Utilizando nossos pontos de contato, abrimos caminhos para as marcas lançarem, posicionarem e aumentarem suas vendas conosco”, enfatizou Carlos Lacerda.
As estratégias adotadas parecem estar no caminho certo. Em março, a rede divulgou seus resultados de 2023. O EBITDA da companhia avançou 7% no ano, chegando a R$ 476 milhões. No 4T23, a companhia registrou lucro líquido ajustado de R$ 62,8 milhões, aumento de 16,9% em relação aos R$ 53,8 milhões registrados no 4T22.
Ao abraçar essas estratégias, a Pague Menos e Extrafarma estão firmemente posicionadas para liderar a transformação do varejo farmacêutico, combinando inovação tecnológica, compromisso com a responsabilidade social e personalização do atendimento ao cliente para alcançar o sucesso no setor.