O papel do Trade Marketing no Retail Media: estratégias para o sucesso, de acordo com a Heineken

Com a evolução do mercado varejista no Brasil, a integração entre o Trade Marketing e o Retail Media tornou-se uma necessidade estratégica para as marcas que buscam maximizar sua eficácia e alcance. Esse é, por exemplo, o caso da Heineken Company, cuja Gerente de Trade Marketing, Natália Urnikes, compartilhou insights sobre como as marcas estão aproveitando essas sinergias para impulsionar as vendas e fidelizar os consumidores. 

Em entrevista ao Retail Media News, a especialista explicou como a Heineken tem se consolidado no país utilizando os diferentes tipos de comunicação.  

“O conceito de Retail Media representa um investimento voltado para alcançar determinado público por meio do varejista. É a compra de espaços publicitários em ambientes de varejo, sejam online ou off-line. Já o Trade Marketing refere-se a ações de vendas de produtos dentro do PDV. Então, o Trade Marketing é uma vertente dentro dessa categoria. O foco está em impulsionar vendas, mas a partir de pontos de vista distintos,” explica Natália.

No centro das decisões do grupo, ela destacou que o Trade Marketing cumpre função crucial para criar experiências impactantes dentro do ponto de venda, onde os consumidores tomam suas decisões de compra. Por outro lado, o Retail Media se firmou na criação de estratégias hiper personalizadas para múltiplos canais, baseadas em dados, o que permite uma maior efetividade na divulgação segmentada para diversos perfis de consumidores.

“Essas duas modalidades de comunicação estão intrinsecamente conectadas e são complementares. Enquanto o trade marketing se concentra em impulsionar vendas e criar valor dentro do PDV, o Retail Media oferece a capacidade de desenvolver estratégias altamente segmentadas, permitindo uma abordagem mais personalizada e eficaz para alcançar os consumidores em diversos pontos de contato,” ressalta Natália.

Ela menciona que, ao unir o Trade Marketing e o Retail Media, as marcas conseguem acompanhar toda a jornada do shopper, desde o reconhecimento da marca até a decisão de compra. Isso possibilita a criação de experiências mais impactantes e uma maior probabilidade de fidelização do cliente.

“A integração dessas duas vertentes permite que as marcas atinjam o topo e a etapa final do funil de compras, acompanhando e influenciando cada fase da jornada do consumidor. Dessa forma, é possível criar uma experiência muito mais completa e personalizada, o que aumenta significativamente o potencial de fidelização e engajamento do cliente com a marca,” acrescenta Natália.

O papel do trade marketing no Retail Media é fundamental para o sucesso das marcas no mercado varejista brasileiro. Com uma integração eficaz e estratégias bem definidas, as empresas podem não apenas impulsionar as vendas, mas também criar experiências consistentes e personalizadas para os consumidores, garantindo sua fidelidade à marca.

Retail Media News
Retail Media Newshttps://retailmedianews.com.br
O Portal RM News é uma iniciativa do Clube do Varejo, criada com o propósito de reunir todo o conhecimento e conteúdo sobre Retail Media no Brasil e na América Latina. Seu objetivo é capacitar e qualificar novas lideranças do mercado, divulgando e promovendo projetos premiados, cases de sucesso, melhores práticas, tendências e projeções. A proposta de valor do portal está em fornecer os conceitos e fundamentos essenciais para sustentar o crescimento e a expansão do Retail Media, estabelecendo-se como a principal fonte de consulta especializada no setor.

Ler mais

— Publicidade —

Conteúdos relacionados

Os lances em tempo real são inevitáveis ​​na publicidade na mídia de varejo?

As redes de mídia de varejo (RMNs) lideradas pela Amazon e Walmart detêm 80% do mercado norte-americano, de acordo com dados do eMarketer citados pela...

Repensando as métricas de anúncios: por que o OOH merece um lugar à mesa

A publicidade out-of-home (OOH) passou por uma transformação notável desde o surgimento dos anúncios de street railway em meados do século XIX. A indústria...

Retail media: o que vai impulsionar os investimentos futuros?

Os anunciantes estão cada vez mais exigentes quando se trata de retail media. Não basta apenas oferecer espaço publicitário dentro dos marketplaces e e-commerces;...

Retail Media e Real-Time Marketing: A Nova Fronteira do Omnichannel e do Full Funnel Personalizado

Grande desafio hoje do marketing e da mídia digital é integrar todos os canais e pontos de contato do omnichannel nas multiplas jornadas do...