Numa iniciativa inédita do mercado brasileiro de Retail Media, a ABRAMEDIA antecipa lançamentos de 2025, já concede “spolier” de suas iniciativas exclusivas e patenteadas para atender agências, varejistas e marcas anunciantes nessa jornada intensa de profissionalização para sustentar forte expansão da mídia de varejo.
A metodologia “MONETIZA MAIS” da ABRAMEDIA foi criada em 2024 com o objetivo de oferecer uma abordagem técnica e científica para a avaliação, diagnóstico, e planejamento estratégico das operações de Retail Media. Focada na maximização da monetização de dados, estratégias de colaboração, audiência e perfomance dos inventários em todas as fases da jornada do shopper, a metodologia integra processos de diagnóstico, análise de indicadores, proposta de melhorias e implementação de soluções.
Sem abrir muito as entregas da metodologia do Programa MonetizaMais da ABRAMEDIA, Ricardo Vieira, presidente da ABRAMEDIA, destaca alguns pontos essenciais do programa: maximizar o impacto das categorias prioritárias através de análise técnica e uso de metodologias e ferramentas avançadas de IA; avaliar a maturidade de gestão em Retail Media e entender capacidade de evolução; diagnosticar oportunidades de monetização de dados e receitas incrementais em todos ambientes onsite, offsite e instore media; propor ações para otimização de colaboração entre marcas anunciantes e varejistas; e implementar um modelo full funnel em todas as campanhas de relevância para operação.
“A metodologia do MonetizaMais ajudará centenas de varejistas a alavancar sua operação de Retail Media, entendendo, de forma prática, sua situação atual e seu potencial de evolução para uma rampa de expansão, sem amadorismo e subjetividade. Estamos vivenciando diversos problemas de liderança, visão e estratégia para conceber plano de estruturado de implementação da cultura e gestão de Retail Media em diverso varejistas, que acabam retardando o processo de profissionalização do mercado”, entafiza Vieira, fundador da ABRAMEDIA.
“Há varejistas em operação com 30% de vendas identificadas em seu CRM, baixa cultura digital e inventário de mídia e ecommerce de baixíssima perfomance, mesmo assim, consideram aptos em realizar a implementação de uma plataforma de Retail Media, cuja estratégia e posicionamento da marca sequer foram debatidos por sócios e diretores! Muitos menos, terem debatido a criação de uma estrutura mínima (BU) de gestão com processos mapeados que possam sustentar as entregas de resultados tangíveis para operação. Há uma visão distorcida no mercado que uma operação de retail media é somente tática e operacional, que não exige planejamento de longo prazo, estratégias robustas de personalização e escalabilidade”, destaca Ricardo Vieira.
“Grandes operadores de retail media atuantes hoje no Brasil, que estão colhendo receitas relevantes, investiram anos de desenvolvimento e pesquisa, amadurecimento de suas políticas comerciais, desenvolvimento de suas estratégias de vendas, construção de plataformas robustas e entendimento que o varejista precisa mudar seu papel e se torna um veículo “parrudo” de mídia, cuja marca fornecedora CPG não é mais fornecedor de produtos e serviços, ele vira definitivamente um cliente anunciante, cujas negociações de preço, volume e sortimento não entram na mesa de discussão e negociação. O que sobe para mesa de negociação são planos JBPs e propostas comerciais que destacam campanhas personalizadas com otima clusterização de clientes, audiência comprovada de sua carteira de clientes, indicadores de performance de seus inventários, simulação e previsão de monetização em diversas fases do funil da jornada de compra”, enfatiza Vieira, presidente da ABRAMEDIA.
O programa “MONETIZA MAIS” da ABRAMEDIA é uma ferramenta de gestão muito abrangente para diagnosticar, planejar e implementar estratégias de Retail Media que maximizarão a monetização de estratégias, colaboração, dados e inventários. Por meio de um processo muito criterioso, sustentado por consultores especializados de comprova experiência, o objetivo é transformar desafios em oportunidades tangíveis, garantindo resultados sustentáveis e escaláveis para varejistas e anunciantes.