Startup oferece ao varejo uma nova forma de mensurar, entender e otimizar a jornada do consumidor em ambientes físicos transformando números em inteligência estratégica e rentabilidade
Em um momento em que marcas e organizações buscam novas formas de entender e mensurar a jornada de seus clientes e consumidores, a audienSee.ai chega ao mercado brasileiro com uma proposta inovadora: aplicar neurociência, ciências cognitivas e inteligência artificial para transformar dados brutos do comportamento humano em significados reais.
Com foco em apoiar o varejo, marcas e líderes de retail media, a audienSee.ai permite analisar em tempo real como os consumidores percebem, interagem e se engajam com marcas, produtos e ambientes físicos — em lojas, supermercados, farmácias, shoppings, feiras e eventos. A solução entrega um novo patamar de inteligência para otimizar experiências, campanhas e investimentos.
Por trás dessa inovação está Kadu Sousa, mestre e pesquisador em tecnologias da inteligência, comportamento humano e ciências da cognição, com trajetória que combina neurociência aplicada, tecnologias da inteligência e ciências da cognição. Diretor executivo da llacuna há mais de uma década, com formação pela Singularity University, ESPM e PUC, Kadu fundou a audienSee.ai com a missão de projetar um futuro onde a inovação amplifique, em vez de substituir, nossa humanidade. Seu trabalho busca tornar as pessoas mais empáticas, imaginativas e conscientes, potencializando a forma como marcas se conectam com os consumidores, proporcionando decisões mais inteligentes.
“O mundo físico é o palco mais rico das interações humanas reais, mas ainda é pouco explorado com profundidade. A audienSee.ai nasceu para transformar esse cenário, trazendo a mesma inteligência, fluidez e precisão de análise que já temos no digital. Nosso trabalho é traduzir percepções, emoções e reações em dados significativos, revelando os verdadeiros porquês por trás de cada comportamento, ajudando marcas e organizações a tomarem decisões mais humanas, assertivas e eficazes”, explica Kadu Sousa.
Metodologia científica
No centro da tecnologia da audienSee.ai está o Modelo Geral da Percepção (MGP) — uma metodologia científica inovadora, desenvolvida por Kadu e base de sua tese de doutorado. O MGP atribui valor prático e mensurável à percepção humana em ambientes físicos, analisando padrões de estímulos sensoriais, interações sociais, tempo de atenção e impacto emocional.
Com ele, a audienSee.ai transforma dados em sentidos, revelando as motivações reais por trás de cada resposta e comportamento. A solução mostra, com precisão inédita, como o público interage com os espaços — permitindo ajustes estratégicos em tempo real, validação de investimentos e o aprimoramento da experiência do consumidor.
“Estamos falando de uma nova camada de inteligência, em que cada interação física pode ser interpretada com a mesma sofisticação do digital. A audienSee.ai entrega ao mercado uma visão sistêmica que combina ciência, tecnologia e sensibilidade humana — ajudando marcas e varejistas a compreenderem, de fato, o comportamento do shopper no ponto de venda. Enquanto os dados mostram o quê, a audienSee.ai revela o porquê“, reforça Kadu Sousa.
A startup já inicia sua atuação ao lado de marcas líderes, aplicando suas soluções em eventos de ampla escala e em espaços físicos estratégicos — oferecendo um novo patamar de inteligência em dados comportamentais e inovação aplicada.